Minimamente processados: os alimentos do presente e do futuro

Por 05/06/2017Grandes idéias

No Brasil, uma a cada cinco pessoas é considerada obesa. Esse número aumentou em 60% de 2007 até hoje. Felizmente, a população está cada vez mais atenta e preocupada com sua saúde e a busca por um padrão saudável, seguro e sustentável de alimentação é cada vez mais recorrente. Um dos documentos mais interessantes sobre o assunto é o Guia Alimentar para População Brasileira, que orienta as pessoas à ter uma alimentação mais saudável considerando o contexto atual de nossa sociedade, cultura e economia.

“Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. A frase é de Patrícia Constante Jaime, nutricionista e responsável pela coordenação do Guia Alimentar para População Brasileira. Para ela, e muitos outros nutricionistas, a chave de uma boa alimentação é o foco no conjunto e não no consumo ou restrição de um nutriente em específico. Seguindo essa ideia, ela comenta que alimentação “de verdade” é a combinação de uma dieta que combina diferentes alimentos e elaboração de pratos com base em ingredientes in natura ou minimamente processados.

Para muitas pessoas, a falta de tempo é um dos principais fatores que dificultam o hábito de uma alimentação saudável. Felizmente, a tecnologia hoje permite que as pessoas comprem alimentos já higienizados, descascados e fatiados, dando a possibilidade das pessoas prepararem pratos saudáveis e saborosos com mais rapidez e praticidade. É importante lembrar que mesmo que descascados, fatiados e refrigerados, esses alimentos não perdem as suas propriedades e são excelentes opções para quem quer uma alimentação balanceada.

A obesidade é um grande problema no Brasil e cada vez mais as pessoas se preocupam em ter uma alimentação mais completa e balanceada para ter um estilo de vida mais saudável. Como a própria Patrícia disse, alimentos minimamente processados (ou de IV Gama, se você preferir) que são “comida de verdade”. Isso representa uma grande oportunidade para agricultores e produtores que fazem parte desse mercado crescerem cada vez mais.

Responda

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.