A importância da manutenção preventiva nas suas máquinas


A importância da manutenção preventiva nas suas máquinas

Com que frequência você vai ao médico? É ideal que uma pessoa adulta faça um check up geral todos os anos para a prevenção de doenças, e até em menor tempo caso a pessoa não tenha hábitos saudáveis ou tenha histórico na família. Esses fatos são conhecidos por praticamente todas as pessoas, mas ainda assim existem aqueles que decidem ir ao médico apenas quando os problemas de saúde batem a porta, e ai a conta sai bem mais cara.

Assim como o corpo humano precisa sempre de supervisão para que não tenha problemas mais graves no futuro, as máquinas que compõe sua produção não podem ser deixadas de lado só porque estão funcionando. O hábito de utilizar o equipamento até ele quebrar é muito comum, tanto na agricultura quanto na indústria, mas ele precisa ser extinto o quanto antes.

Muitos optam pela manutenção corretiva – aquela com a intenção de corrigir os problemas já existentes – acreditando que estão economizando dinheiro por não precisar tratar da máquina de forma constante. Entretanto, os custos de se manter o maquinário sempre ajustado é extremamente baixo, principalmente quando existe uma rotina de prevenção para limpar filtros e ajustar válvulas, por exemplo. Um estudo norte-americano indica que a diferença pode chegar a 25% a favor da manutenção preventiva, quando se fala de tratores e máquinas de grande porte.

A vida útil do equipamento também é muito impactada quando não há uma rotina de inspeção para manutenção preventiva. Ao negligenciar o estado em que ele se encontra, aumenta as chances de que ocorra um erro grave na máquina, podendo resultar em perda total do equipamento antes do tempo previsto. É claro que o produtor sempre vai atrás de produtos com a melhor qualidade e com vida útil extensa, mas são falhas que podem acontecer. E mesmo que não ocorra uma falha grande, a união de diversos pequenos problemas na máquina pode acabar resultando em um dano que sacrifique sua vida útil ou que necessite de grandes consertos para deixá-la em um estado melhor.

dr01.idealapps.com.br/projetos/nhsmaquinas.com.br

Mas talvez o principal benefício que a manutenção preventiva pode trazer para você é a não interrupção da sua produção. Quando se trabalha com alimentos frescos, não é possível se dar ao luxo de perder alguns dias de trabalho porque sua descascadora estava com problema ou as mangueiras da lavadora estão entupidas. Mesmo que você tenha funcionários suficientes para dar conta do trabalho manualmente, ele acabará sendo mais lento e a qualidade do alimento passa a se deteriorar, perdendo valor agregado do produto final. Além disso, acontece um gargalo na produção, originado da mudança de função dos trabalhadores, que precisam parar suas funções principais para preencher um buraco.

Mesmo que seja comum explorar as máquinas até que elas apresentem defeitos, quando se coloca no papel é possível ver os efeitos negativos que esse ato tem na produção, e como uma rotina de manutenção preventiva pode ser benéfica. Adotar a manutenção preventiva na sua produção agrícola é sinônimo de maior tranquilidade e confiabilidade para crescer!



Gostou? compartilhe!