O Reuso de Água pode salvar até 80% de sua Conta


O Reuso de Água pode salvar até 80% de sua Conta

Você sabia que, apesar dos sete bilhões de habitantes, a indústria e a agricultura são os maiores consumidores de água no mundo?

Em uma época em que a economia dos recursos hídricos se faz tão importante, conhecer algumas medidas de reutilização de água se mostra indispensável. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o reuso da água também se mostra como um importante aliado na diminuição dos gastos domésticos.

A água é um recurso natural indispensável, mas, também, limitado. Esse limite está ficando cada vez mais aparente. Em São Paulo e até mesmo na Califórnia, nos EUA, os moradores enfrentam um grave período de seca e já foram orientados a reduzir o consumo de água em 25% diariamente.

Poupar para não faltar

A água é um recurso que influencia diretamente no desenvolvimento econômico e social de um país. Por esta razão, ter consciência sobre seu uso e adotar medidas que visem o reaproveitamento de água é fundamental.

A cada ano, o consumo de água só aumenta. O crescimento da população, que requer um maior consumo de alimentos, e a ampliação da disponibilidade de terras para irrigação são os principais responsáveis por essa tendência.

Em algumas regiões, como Piracicaba, localizada no interior de São Paulo, a disponibilidade de água por habitante é considerada baixa em relação ao recomendado pela ONU. Para reverter esse quadro, a captação da água pluvial se mostra como a principal iniciativa para os locais com escassez de recursos hídricos.

Reutilização na agricultura

No Sul do país, a água de reuso tem sido aproveitada na irrigação de lavouras de arroz. Nesta região, a produção de água de reuso chega a 30 mil litros ao dia, uma quantidade suficiente para a irrigação de uma área de 270 hectares.

Pode-se dizer que aproveitar a água de reuso para a irrigação reduz os impactos nos mananciais, o que contribui para a preservação das nascentes e cursos d’água e no aumento da disponibilidade de água potável.

Outro exemplo de reutilização pode ser observado no Nordeste do Brasil, uma das regiões mais afetadas pela seca. Por lá, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aproveita os efluentes tratados para irrigar plantações de capim. Além de servir como base para ração animal, o capim também é usado para a fabricação de lenha ecológica.

Como reutilizar a água?

Seja em casa ou em grandes lavouras, é possível adotar alguns hábitos para economizar água e ainda conseguir grandes vantagens para o consumidor que busca alternativas para abaixar o valor de suas contas mensais.

Além da redução do consumo doméstico de água, a dessalinização da água dos oceanos; o tratamento das águas poluídas e a coleta da água da chuva são outras alternativas para ampliar o volume de água doce.

Reusar a água é importantíssimo. Compartilhe com seus amigos e leve essas informações para mais pessoas. Todos nós podemos ajudar na conscientização, fazendo a diferença neste planeta em que vivemos!



Gostou? compartilhe!