Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

Alimentação saudável é tendência para o food service

08/03/2022
Alimentação saudável é tendência para o food service
 
Segundo a pesquisa “O Futuro do Food Service”, a preferência por alimentos saudáveis é um dos novos hábitos adquiridos na pandemia e deve continuar quando a crise passar.

Fispal Food Service | 25 Fev, 2022

 

Para conhecer os novos hábitos de consumo adquiridos na pandemia de covid-19 e as tendências para o pós-pandemia, a Fispal Food Service e a FGV Jr. realizaram a pesquisa O Futuro do Food Service. O objetivo é identificar o que mudou e o que seguirá forte quando a crise passar para ajudar os gestores do food service a se planejarem para a retomada.

 

O estudo apontou que um dos hábitos que passou a ter mais relevância é o consumo de alimentos saudáveis, em que 39,13% dos entrevistados afirmaram que adquiriram este costume.

 

Além disso, quando analisamos as tendências para o pós-pandemia, os números são bem semelhantes: 31% dos entrevistados afirmaram que continuarão investindo em uma alimentação mais saudável para promover mais qualidade de vida e bem-estar.

 

Como o restaurante pode aproveitar a alimentação saudável para crescer e se destacar

Com a pandemia, as pessoas passaram a ter uma atenção mais especial com a sua saúde. Portanto, investir em uma alimentação saudável é uma excelente oportunidade para que o restaurante possa crescer e prosperar.

 

O especialista Norman Vo, do restaurante Miss Saigon, falou ao Food Connection que é essencial que o restaurante estimule a alimentação saudável no restaurante, mas, também, apostando no poder do delivery.

Inclusive, o delivery foi outro ponto importante apresentado na pesquisa, onde revelou que 50% dos entrevistados adquiriram o hábito de pedir comida em casa.

 

Dessa forma, para o especialista, “além da alimentação saudável no cardápio tradicional, o restaurante pode apostar no delivery. Além disso, pode oferecer essas opções para o cliente comprar e guardar em casa e, assim, prepará-las no momento que mais lhe convém”.

 

Assim, o especialista sugere que o estabelecimento pode estimular também a alimentação saudável nos pratos preparados em casa, usando um kit alimentar vendido pelo restaurante. Aliás, outro ponto interessante que vale a pena ressaltar é que, ainda de acordo com a pesquisa, 61,25% dos entrevistados afirmaram que passaram a cozinhar mais em casa.

 

Portanto, se o restaurante souber explorar bem esses três pontos de forma simultânea (alimentação saudável + delivery + pratos saudáveis para preparar em casa), certamente vai se destacar da concorrência e conquistar um público muito fiel para o seu negócio.

 

Como a pandemia afetou a preferência do consumidor

Nos últimos dois anos, a pandemia de covid-19 foi um forte agente de transformação da sociedade e continuará a influenciar as escolhas do consumidor em 2022. “A pandemia afetou o padrão de consumo pela restrição de renda, mas também ressaltou a preocupação com a saúde, afetando as escolhas de alimentos pela população”, reflete Maria Luiza Marchiori Visintin Formigoni, docente do curso de Tecnologia de Alimentos do SENAI-SP.

 

A busca por saúde despertada pela pandemia representa mudança nas escolhas, mas o paladar continua sendo o mesmo. Os consumidores querem continuar comendo o que gostam, manter suas tradições alimentares, e, ao mesmo tempo, fazer escolhas mais saudáveis.

 

“De maneira geral, os consumidores passaram a ter uma visão holística do alimento. Estão mais preocupados com o que comem, valorizando os alimentos que tragam conforto, bem-estar físico e emocional, benefícios à saúde, que sejam seguros, produzidos de forma sustentável e sem deixar de lado a indulgência”, reflete a especialista.

 

Por isso, ao repensar a forma de deixar seu cardápio mais saudável, considere também que o paladar dos seus clientes não mudou, apesar do desejo de se alimentar de forma saudável. As adaptações não devem tirar a personalidade do seu estabelecimento.

 

Como deixar o seu cardápio mais saudável

Investir em oferecer aos seus clientes uma alimentação mais saudável é uma ótima oportunidade para fidelizar o público.

 

No entanto, antes de mudar o cardápio do seu estabelecimento, é essencial conhecer as necessidades e preferências do seu cliente. Dessa forma, você investe em alternativas mais assertivas.

 

As dicas a seguir podem ser aplicadas em qualquer cardápio, para deixar os pratos mais saudáveis:

  • dê preferência aos produtos in natura;
  • evite o uso de produtos processados;
  • diminua o uso de sal, açúcar e óleo na preparação;
  • tenha atenção com alergias e intolerâncias alimentares, oferecendo, por exemplo, refeições sem lactose, sem glúten, sem soja etc;
  • explore novas oportunidades, oferecendo opções vegetarianas e veganas.

 

Caso você não trabalhe ainda com a proposta da alimentação saudável no seu restaurante e está em dúvida na hora de mudar o cardápio, invista em uma pesquisa de mercado.

 

Aplique uma pesquisa com o seu público, enviando ao seu cliente um questionário inteligente para conhecer a sua opinião sobre o assunto. Dessa forma, você coleta feedbacks e dados reais dos seus clientes para ter mais segurança na hora de propor inovações no cardápio.

 

Para saber mais sobre os novos hábitos e preferências do consumidor, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia, confira a pesquisa O Futuro do Food Service na íntegra. Faça o download gratuito.

 

Fonte:https://www.foodconnection.com.br/materiais-para-baixar/defumacao-de-carnes-uma-tecnica-de-conservacao-ancestral



Gostou? compartilhe!

FALE CONOSCO

FACEBOOK