O outono chegou e com ele a queda das temperaturas no Brasil todo. O vento frio da tarde e o tempo gelado a noite é o gatilho para a mudança de hábitos das pessoas, inclusive os alimentares. Entender a mudança de comportamento do consumidor é importante para saber adaptar seu tipo e volume de produção de acordo com as demandas de cada época.
Seguindo as tendências de outono e da busca por alimentos saudáveis, quatro alimentos minimamente processados terão uma alta em seu consumo durante a estação:
• Abobrinha: seu auge se dá do mês de março até maio e pode ser vendida higienizada e cortada em pedaços pequenos. Versátil, é possível fazer diferentes pratos com ela, seja de maneira simples refogada ou frita ou em pratos mais completos como em tortas. Essa gama de possibilidades faz com que a abobrinha seja uma grande candidata para aumentar as vendas nos próximos meses.
• Brócolis: o vegetal é fácil de preparar e muito prático, normalmente é usado em molhos ou preparado no vapor ou refogado acompanhando pratos como o arroz. Pode ser comercializado higienizado e já cortado em maços.
• Mamão: fruta rica em nutrientes e com propriedades terapêuticas, o mamão pode ser vendido descascado e cortado em pedaços grandes ou em cubos pequenos. Consumido puro, em sucos ou com sua presença em doces, o mamão é uma das frutas favoritas do brasileiro e sempre estará presente nos carrinhos de compra dos consumidores.
• Pera: a fruta pode ser vendida higienizada e descascada ou cortada em pequenos cubos. Normalmente consumida pura, a fruta tem grandes quantidades de vitamina C e é muito consumida por praticantes de atividades físicas. O crescimento da tendência fitness faz com que essa fruta cresça cada vez mais no mercado pela sua praticidade, sabor e seus principais benefícios.
Como dito anteriormente, é importante entender a demanda de seus consumidores e adaptar a produção de acordo com sua mudança de hábitos. Não existe época ruim para consumir alimentos saudáveis e o crescimento da busca por alimentos saudáveis faz com que esses produtos sejam cada vez mais procurados nas prateleiras dos mercados sendo uma grande oportunidade para quem está preparado para crescer.